"O mundo gira, a vida muda, a fila anda..." Deise Batista

Visite meu portfólio eletrônico

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Inimigo na Noite


Calor insuportável
Duas horas da manhã e Vila Isabel em chamas – o verão...
Sem ar-condicionado, a espera por uma brisa noturna é inútil
Vou para o chão da sala
Abro a vidraça da varanda e ligo o ventilador.
A camisola ensopada inicia sinais de um leve frescor
Ah! Agora sim, acho que vou dormir...
Ajeito o travesseiro
Mexo e remexo meu corpo exausto
Encontro uma gostosa posição para tentar adormecer.
Minutos de um silêncio que só Vila Isabel tem
Silêncio com fundo musical
Em alguma esquina distante um chorinho
Um grupo de boêmios que rompe o calor da madrugada cantando.
Som doce, quase de embalar o sono.
De repente, algo diferente
Um som que me arrepia os pelos
O miado de minha gata não deixa dúvidas: acabou-se a possibilidade de dormir
Todo o meu ser enrijece
Lanço a mão no interruptor e acendo as luzes
Olhando em volta com terror intenso
O coração aos pulos falta sair pela boca
Nem mesmo os boêmios me consolam
Sem nada nas mãos para defender-me
Tento sair do lugar onde, temporariamente estou petrificada
Olho para a gata, que entre as patas, parece segurar alguma coisa
Num misto de pânico e horror, avanço sobre minha salvadora
Lanço-lhe o chinelo com toda força entre as patas
Pegando em cheio a desgraçada da barata
Que por um medo quase insano
E para não haver engano
Prendo debaixo do chinelo
E de uma pilha de pesados dicionários e listas telefônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário